domingo, 26 de junho de 2011

Linguagem Oral e Escrita no Referencial Curricular para a Educação Infantil

A oralidade é tema central desse Blog onde buscamos pesquisar e analisar a constituição da oralidade até a escrita no desenvolvimento dos seres humanos. Para tanto não devemos nos esquecer de um documento que se faz necessário à todos aqueles que estão imersos na área da educação, mas principalmente na Educação Infantil: O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Vale notar que, o referido documento serve como base para que os educadores e instituições possam promover experiências significativas no processo de ensino aprendizado da língua trabalhando com a linguagem oral e escrita. (RCNEI, p.107.vol 3), e para que a escola seja um espaço de “ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.” ( RCNEI. p. 117.v.3) . Ou seja, cabe ao educador trabalhar o desenvolvimento da linguagem oral, da oralidade nos anos iniciais para ampliar a capacidade de comunicação de modo que a oralidade, a leitura e a escrita sejam apresentadas às crianças de forma integrada e complementar utilizando de recursos tais como: brincadeiras cantadas, músicas, cantigas de roda ou faladas, tais como: os trava-línguas e parlendas .
É a partir dessa “conversa inicial”, do uso da oralidade que a criança poderá balbuciar, “falar”o que está acontecendo em seu dia a dia, e a partir daí desenvolver a comunicação significativa até o momento de utilizar a escrita. Isto porque, “a ampliação de suas capacidades de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio de um processo de idas e vindas que envolve tanto a participação das crianças nas conversas cotidianas, em situações de escuta e canto de músicas, em brincadeiras etc.,como a participação em situações mais formais de uso da linguagem, como aquelas que envolvem a leitura de textos diversos.” (RCNEI, p.228,vol3)

A oralidade faz
escrever !

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